06 abril 2005



Sede de Concelho situada a 35 Km de distância da capital da Província, Évora, e numa altitude de 306 m, a sua fundação, nebulosa, esta entretecida pela toponímia lendária do PENEDO REDONDO que existiu no primitivo amuramento da vila medieval. A sua formação administrativa, pertence ao rei D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 1250, duvidoso, na crença de alguns tratadistas, D. Dinis a fortificou e lhe outorgou carta foralenga de 1318, que el-rei D. Manuel, em 20-X-1517 ampliou com privilégios da LEITURA NOVA.
Zona megalítica, como toda a região alto-alentejana foi, decerto, habitada desde épocas imemoriais, como o comprova o dolmen monumental da CANDIEIRA, constituído por lages xistosas e decorado de covinhas insculpidas, citadas pelo arqueólogo Cartailhac.
Durante as guerras fernandinas contra Castela, sofreu crudelíssimo saque do corpo britânico do general Maao Borni, integrado nas forças auxiliares do Conde de Cambridge, Edmundo, o que provocou represálias do exército português.
Patrimonial da coroa, D. Manuel I a doou, no ano de 1500, ao celebre capitão de Arzila D. Vasco Coutinho, cujos descendentes, representados no 2.º ramo do condado, foram os nobilíssimos Sousas, senhores de Gouveia.
Outras visitas